Sobre:
A aplicação do geotêxtil não tecido começou nos anos 60, na Europa. Neste período, ele era muito utilizado em obras viárias, na separação de duas camadas de solo com distribuições de partículas diferentes, como para evitar que os materiais da base penetrem no solo mole de camadas subjacentes, assim mantendo a espessura da camada de projeto e a integridade de uma estrada.
Imagem 01 – Geotêxtil em Obras Viárias
Curiosidades:
O geotêxtil não tecido possui alta resistência a danos durante a instalação, excelentes, alta resistência dimensional e uniformidade, alongamento superior a 50% e um equilíbrio adequado entre permeabilidade e retenção de partículas.
Imagem 02 – Geotêxtil não tecido resistente assim como a rocha para água
Aplicação:
Como camada de separação, os geotêxteis são usados para evitar que camadas de solo adjacentes ou materiais de preenchimento se misturem. Em aplicações de filtração, geotêxteis não tecidos são usados para reter partículas do solo enquanto permitem a passagem de líquidos através do meio filtrante. Essas aplicações podem prevenir a contaminação do solo, de leitos subterrâneos de água por poluentes.
Imagem 03 – Aterro Sanitário – Prevenção a contaminação do Solo
Vantagem:
As propriedades únicas do geotêxtil não tecido, como a flexibilidade e alongamento, se combinam para fornecer alta resistência à perfuração sem sacrificar o atrito das propriedades de filtragem. Quando selecionados adequadamente, os não-tecidos perfurados podem fornecer filtragem superior a longo prazo e alcançar altos ângulos de atrito na interface.
Imagem 04 – Utilização do Geotêxtil no Agronegócio
Em aplicações de mineração, os geotêxteis são amplamente utilizados para proteção de barreiras de geomembranas contra perfurações e deformações inaceitáveis
Imagem 05 – Mineração para preservar o solo